top of page

Sobre o Poder do Hábito

  • Foto do escritor: suzanameajuda
    suzanameajuda
  • 4 de set. de 2018
  • 3 min de leitura

ree

Quando você acordou pela manha e calçou os sapatos, pensou se colocaria primeiro o pé direito ou esquerdo? Imagino que a resposta seja não. Pois calçar os sapatos é algo automático na nossa vida. Na verdade é um #hábito. Hábitos são ações que realizamos ao longo do dia que fazemos sem ter que pensar a respeito, sem refletir ou decidir. Como por exemplo é o hábito de escovar os dentes após a refeição. Nada que precisemos refletir como fazer, simplesmente executamos.

Mas será que o jeito que nos organizamos diariamente não tem diversos momentos de hábitos? Como arrumar ou não a cama, o que escolhemos comer e em que parte da casa fazemos nossas refeições. Onde colocamos chaves, carteira, bolsa quando chegamos do trabalho. O que temos como ritual? Sentar no sofá com algo para comer na mão? Ligar a televisão? Sentar com a família na mesa? Lavar a louça?

Enfim, faço todas essas perguntas para refletirmos se estamos fazendo aquilo que gostaríamos de fazer do nosso tempo e espaço ou será que somos levados por maus hábitos?

O livro que uso como referência para esse texto é “O poder do habito”. Já falei dele por aqui.



Esse livro nos conta o loop do hábito. Se quisermos ser mais organizados, nos alimentar melhor ou deixar de fazer algo ruim, temos que ter clareza dos gatilhos que desencadeiam nossas ações. Temos que entender esse loop, ou seja, como o habito funciona.

No meu caso de vida, eu posso dar um exemplo de como um hábito impedia minha organização diária.

Eu chegava em casa e colocava as roupas e bolsa em cima do sofá da sala. Isso começou a me incomodar. Mas precisava observar o que mais me incomodava e era o gatilho daquela situação. Quando eu chegava meu cachorro vinha me pedir (do seu modo canino) para passear, ia direto na coleira com seus latidos (ele também já havia criado um hábito!) e eu me apressava em sair com ele e as minhas coisas continuavam no sofá.

No loop do hábito seria assim:

Deixa: meu cachorro pede para sair

Rotina: deixo as roupas e bolsa no sofá da sala

Recompensa: meu spitz fica calmo e ficamos felizes passeando

Apesar da minha recompensa em cumprir a vontade do meu cãozinho, a situação é que eu esquecia a bolsa fora do seu lugar por muito tempo! Eu voltava da rua com ele e já ia fazer comida ou outra atividade. E as coisas ficavam fora do lugar.

Mas como mudar isso??

Como mudar nossos hábitos de organização e de vida?

Temos que respeitar a deixa e a recompensa, mudando apenas a rotina.

Então quando chegar em casa continuarei sendo recebida pelo meu animal de estimação.

Ele precisará sair para que nós dois continuemos com nossa recompensa.

Mas posso mudar a rotina: quando chegar vou direto para o quarto e ignorarei por alguns segundos meu animal. Ele vai se acostumar.

Deixa: meu cachorro pede para sair

Rotina: vou direto para o quarto e guardo minhas coisas, depois volto e coloco ele na coleira!

Recompensa: meu spitz fica calmo e ficamos felizes passeando

Deu pra entender? Temos que mudar algo no nosso hábito, mas devemos lembrar que os gatilhos continuarão a existir e nossa recompensa também deve estar lá, caso contrário ficaremos desestimulados.

Eu mudei muito depois de ler O Poder do Hábito. Comecei a observar as coisas que gostaria de mudar na minha rotina. Foi aí que criei meu planner. (vídeo, foto)

Apesar de já ter minha #casa organizada, eu tive espaço agora para organizar pontos chave da minha rotina. Fazer prioridades.

Com o planner em mãos tenho uma lista de atividades a serem cumpridas diariamente. E escreve-las faz parte da mudança de hábito. Isso também está no livro. Charles, o autor, conta que pessoas que escreviam planos de mudança de vida acabavam tendo muito mais comprometimento em suas metas.

Assim passei a levar a sério minha lista de atividades. E cada vez que cumpria o que me propunha, eu marcava um x no planner ao lado da atividade. Esse x me dava um sentimento de vitória que fazia com que eu quisesse novas vitórias.


ree

O que você quer da sua vida?

Esse é sempre o ponto de partida da #organização.

Com meus clientes sempre pergunto “qual sua casa ideal?”. Dessa forma você sabe onde quer chegar. Então é só direcionar sua vontade para isso e começar a estudar seus hábitos e rotinas diárias.

Resumidamente, você pode ter uma bela rotina. Com horário esquematizado para cada tarefa: desde o acordar até dormir, com horário para as refeições, planejado onde e o quer comer nelas assim como cada ponto do seu dia. Acha isso rígido? Mas pense que alívio poder ser a tranquilidade de estar no controle de todas as tarefas que devem ser feitas e com tempo planejado para poder relaxar na sua atividade favorita. É igual à uma vida feliz!

Quer ajuda?

 
 
 

Comments


bottom of page