top of page
Buscar
  • Foto do escritorsuzanameajuda

Casa organizada com criança?


Anos atrás escrevi aqui um artigo falando sobre como se organizar para o bebê que estava à caminho. Naquele artigo também abordei como a indústria tenta vender diversos itens, na verdade dispensáveis, para os pais de primeira viagem. Na época eu ainda não tinha filho, mas acho que fui bem assertiva.

Em todo caso agora tenho um menino de 2 anos e venho falar da minha experiência com a organização da casa nesse contexto de maternidade.


Como eu já tratei porque aqui, existe uma desorganização que chamo "crônica", em que nada nunca está organizado. Isso independe dos filhos. Se quiser aprofunde no meu método de organização para resolver esse problema caso seja seu caso.


Agora, ter brinquedos espalhados pela casa não significa bagunça crônica, os guarda roupas ainda podem estar em ordem. A dispensa e geladeira podem estar minimamente organizados apesar da louça por lavar na pia, isso é normal. A cama pode estar arrumada, apesar das pisoteadas das crianças. O banheiro pode estar em ordem mesmo com o cesto de roupas cheio.


Nenhuma casa com criança vai ser "instagramável". É preciso perceber que eventuais riscos na parede vão aparecer, brinquedos se espalharão, enquanto seu filho usar fraldas, vai ser difícil lutar contra o cheirinho no quarto...

Mas a notícia boa é que dá pra manter certa ordem sim!!


A chave, na minha opinião, está na rotina.

Mesmo uma pessoa muito intuitiva se adaptaria muito bem a rotina. Pois um cronograma bem organizado nos dá tempo livre!

E acredite, crianças também gostam de rotina!

Nada como você saber o que vai acontecer a seguir. Isso gera nas crianças um senso de previsibilidade e de lógica também.

Vejo pelo meu filho, ele sabe o que virá a seguir e fica muito feliz quando anuncio a próxima tarefa do dia. Ele ganha autonomia e já vai se arrumando sozinho.

Vou deixar aqui minha rotina em grandes linhas para você entender o que estou falando.


Rotina aqui em casa:

7h Acordamos e tomamos café

8h Começamos a nos arrumar (trocar fraldas, trocar de roupas)

9h Arrumar a casa (Joaquim me "ajuda a arrumar a cama", colocar as roupas na máquina, etc)

9h30 Oração (essa hora ele mama no peito enquanto eu rezo)

10h Preparar o almoço (Joaquim fica um pouco chateado até que desiste do choro e vai brincar)

11h30 Almoço

12h Limpar cozinha

13h Sono da tarde

15h Passeio (ele sai correndo para colocar os tênis, inclusive me ajuda a colocar os meus ;)

15h30 Rezo o terço da misericórdia enquanto caminho com ele (aproveito o meu tempo também)

16h Lanche da tarde (depois de comer ele me entrega o prato)

Em seguida mais brincadeiras e mamadas

18h Banho (de novo, ele sai correndo para o banheiro e vai falando cada etapa)

19h Jantar

20h "Mamar e nanar (ele já diz e quando as luzes se apagam ele já sabe)


Deixo aqui a recomendação de um livro muito bom: Regra de vida para mães - Holly Pierlot


Agora vou falar uma dica mais importante e que provavelmente é controversa nos tempos de hoje. Quanto mais velho é seu filho, mais ele pode ajudar em casa. Sim! As crianças podem, e na minha opinião devem, aprender desde novas que elas são parte de uma família em que cada um possui suas tarefas dentro do lar. Elas podem aprender a usar a máquina de lavar roupa, lavar a louça do almoço, arrumar a própria cama e assim por diante. Isso não só alivia o trabalho dos adultos como torna as crianças mais responsáveis.

Você quer que seu filho cresça aquele típico adulto de 29 anos que não sabe fritar um ovo ou operar a máquina de lavar roupa?

Eu acho isso um problema. E as crianças que não fazem trabalhos em casa ficam entediadas e casa vez mais ligadas na televisão, telas de celular e etc. Coisas essas que muitos estudos apontam como prejudiciais para a formação intelectual dos pequenos. E não estou nem falando da formação moral, pois tem cada conteúdo...



Joaquim ajudando a dobrar a roupa

Com as roupas da máquina




12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page