top of page
Buscar
  • Foto do escritorsuzanameajuda

Horta em casa


“Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa, produz frutos diversos, flores coloridas e verduras.”

São Francisco - Cântico das Criaturas


Eu não era uma pessoa de cultivar plantas. As suculentas foram meu maior sucesso, pois precisam de pouca coisa mesmo pra darem certo.

Entretanto veia de mudarmos para o interior. Isso não aconteceu ainda, mas está nos planos. Com isso sentimos que já poderíamos ir fazendo algumas mudanças no nosso estilo de vida ainda aqui.

Uma delas foi a horta. Como não temos pátio grande e com terra mas sim de basalto, precisei investir em vasos grandes e jardineiras. Precisei me informar minimamente, mas com Youtube e sites que tem por aí, estamos bem servidos para começar. Vou contar aqui as coisas que você precisa para começar. Não sou profissional nem nada. Tem pessoas que realmente sabem muito mais que eu, no entanto pode ser seu pontapé inicial para se encorajar a começar a plantar algo.

Já adianto. A sensação é muito boa! Colher os resultados do próprio trabalho e ter alguma verdura orgânica em casa é muito legal. Não faz muita diferença nas compras no fim do mês. Mas um dia pode fazer, quando eu finalmente tiver mais espaço para cultivo.


Primeira necessidade: algum espaço com sol




Eu tenho o pátio dos fundos de casa que tem um trecho que bate sol o ano todo. Hortas precisam de sol. Se você não tem lugar em casa, porque mora num apartamento, pode ter um vaso na janela que bate sol. Precisa de umas 4 horas tá?


Segundo: terra e adubo

Eu comprei um sacão de terra por 10 reais. O adubo pode ser mais caro, até você começar a produzir seu próprio adubo.

Compramos uma composteira e minhocas para ter humus de minhoca. Que é ótimo. Mas minhas minhocas morreram... Bem, eu reconheço que podia ter feito algumas coisas um pouquinho melhor. Então se você quer investir em minhocas te encorajo! Mas eu não preciso delas para produzir adubo. Continuo colocando restos de vegetais na composteira e as bactérias farão todo o trabalho. É uma forma de reduzir desperdício também.

É preciso adubar a sua terra de tempos em tempos, tipo quinze dias ou um mês. Ou no mínimo quando você fizer a colheita e for plantar de novo. As verduras crescem bem se tiverem adubo. Uma planta forte tem muito menos pragas.



Terceiro: Atenção as características de cada planta.

Se for plantar cenouras, dê uma lida na época de plantio da sua região (os pacotes de sementes tem essas dicas) e no que é necessário para que cresçam bem, como uma terra fofa, um solo mais profundo, etc...

Cada planta tem suas características. Como eu falei, você encontra essas informações em sites, vídeos de profissionais. Não tem erro.


Quarto: rega



Todo dia, na sua rotina da manha ou do fim de tarde, inclua essa tarefa de regar as plantas. Mesmo os viveiros. Não é para enxarcar os solo, mas hortas precisam de água abundante!



Quinto: cobrir o solo

Essa dica é preciosa. Você deve cobrir o solo com matéria seca, tipo folhas secas. Eu uso serragem. Fui numa madeireira perto de casa e eles me deram dois sacões gigantes, porque eles tem de sobra.

Isso impede o crescimento de pragas que utilizam as matérias orgânicas do solo. Com os solo coberto sua plantinhas ficaram bem mais livres de pragas! Além do mais, as ervas daninhas também terão dificuldade de crescer em um solo coberto, ou seja, suas plantinhas não terão de competir por nutrientes com intrusas.

A chuva também machuca as plantas quando elas caem no solo e rebatem nas folhas, um solo coberto diminui essa agressão.


Sexto: dar uma boa olhada nelas

Acho que um dos prazeres de ter horta não é só o dia da colheita, mas acompanhar as lindas plantas se desenvolvendo no seu quintal ou vaso. Isso é uma boa prática, não só para a alma, mas para cuidar das plantas. Se você estiver olhando a suas plantas com frequência, pode impedir a tempo que uma praga que está recém começando comece a tomar conta geral. Se você observar as folhas secas pode diagnosticar pouca água ou excesso ou falta de adubo. Enfim, estar atento as suas plantas ajuda em todo o processo de desenvolvimento delas.



Sétimo: Rotatividade e variedade

Você acabou de colher pés de alface de um vaso. No próximo plantio coloque mudas de cenoura para crescer nesse mesmo local, pois diferentes nutrientes serão tirados desse solo, de forma que você não desgasta ele como a monocultura, ou seja, com o cultivo de uma mesma e única espécie. Quanto mais variado for seu plantio, mas forte será seu solo e plantas e mais difícil o crescimento de pragas.


Oitavo: poda

Cortar o excesso de galhos de um pé de manjericão vai fazer de sua planta mais forte. Tirar as folhas que estão secas de qualquer planta faz com que menos nutrientes dela sejam gastos tentando deixar viva uma parte que já está morta.

Nono: Plantando de sementes e de alimentos da sua cozinha

Eu optei por comprar sementes ao invés de mudas que compramos nas floriculturas. As sementes são mais baratas que as mudas. São mais lentas, é verdade. É mais desafiador também. Mas você terá a oportunidade de criar sua plantinha desde o início.

Eu compro as sementes orgânicas e planto em viveiros, que são pequenos copinhos que colocamos terra e deixamos sempre úmidos para que as sementes se desenvolvam e se tornem mudas. Você pode fazer viveiros com caixas de ovos ou outro recipiente reciclável.

Depois de crescidas as mudas é hora de transplantar para o canteiro definitivo, faça isso em um horário de sol ameno e sempre regue as mudas.

Na sua cozinha você pode cortar um pedaço da cebola que nascem as raízes e deixa-la num copo com as raízes na água. Essas raízes vão se desenvolver e um talinho verde começará a brotar no meio da cebola. É hora de enterrar. Eu colhi duas cebolas desse jeito.

Alhos também podem ser cortados e molhados da mesma forma que a cebola e plantados.

A batata doce na água também produz ramos que podem ser plantados para produzir outras batatas. Esses são só alguns exemplos.



Décimo: sementes crioulas

Depois de um tempo as suas hortas também vão produzir sementes. Essas sementes são chamadas crioulas, são elas orgânicas se você não usar nenhum agro defensivo não orgânico.

Você pode armazená-las e não pagará nada por elas que são suas!


Décimo primeiro: trocas

Se você tiver algum amigo que cultive podem fazer trocas de experiências, de sementes, de mudas e de plantas. É sempre legal essa experiência.


Décimo segundo: Colheita



(Essa cenoura aí foi da minha colheita!)

Eu tive dúvida do momento certo de fazer certas colheitas, mas recorri à internet e deu tudo certo. Algumas coisas é melhor cortar com a tesoura. Prepare uma cesta especial e tire fotos desse momento lindo!

Muitas outras dicas poderiam ser dadas. Mas essas são algumas que considero básicas. Para mim é como uma terapia. Meu bebê também ama mexer nas plantas. Para quem tem crianças aí está uma atividade que elas gostam de se envolver.

Conte-me, você tem plantas ou horta? Se não, tem vontade de começar?


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page