top of page

Receitas do ano

  • Foto do escritor: suzanameajuda
    suzanameajuda
  • 10 de dez. de 2018
  • 4 min de leitura

ree

Fim do ano aí e eu resolvi valorizar as receitas que testei esse ano e compartilhar com vocês! Todas são para o lado mais saudável e nutricional. Serei bem sincera, o que eu gostei, o que não curti muito e especialmente o que acho que pode não ter dado tão certo na técnica de preparo.

Testem vocês também!


ree

Bolinho de pasta de amendoim: esse foi um bolinho "low carb", com pasta de amendoim integral e ovos basicamente. Antes de colocar para assar é só cravejar frutas secas, ou amêndoas ou até mesmo, as frutas in natura como eu fiz ali com fatias de banana.

Honestamente, eu não gostei muito. 😢

MASSSS, meu marido gostou! Então não levem em consideração apenas o meu gosto pessoal, ele ficou fofo, você pode adoçar ao seu gosto, com açúcar, açúcar de coco ou adoçante. Mas que é uma receita ótima de embalar e levar de lanche e comer sem culpa, é!



ree

A boa e velha salada não parece mais uma novidade. Mas nessas épocas em que vivemos percebo que as pessoas cozinham cada vez menos, e o que já está batido pode ser uma novidade. E o melhor: muito fácil e prático de fazer! Ótimo para o verão que está quente e bom para fazer uma alimentação mais light.

E se você acha que salada é ruim eu lhe garanto que essa aí ficou deliciosa!!! Foram as folhas, cenoura e abobrinha ralada, tomate em cubos e para dar um valor proteico maior coloquei atum em pedaços numa pastinha de maionese e azeite de oliva extra virgem. Também coloquei grão de bico cozido para dar mais energia e além disso é uma fonte de proteína vegetal, uma leguminosa que cai muito bem para saladas e bom para os #veganos. Fiz, eu mesma, uns crótons de pão integral. É só cortar o pão em cubos e jogar azeite de oliva. Daí os temperos naturais como orégano, tomilho, etc vão pegar melhor. Coloque para assar por 15 ou 20 minutos no forno por 180°C.

Ficou ótimo!

Você pode fazer salada com outros componentes energéticos ou proteicos como massa integral, castanhas, ovos, frango, proteína de soja, quinoa, etc...



ree

Esse bolo foi de chia, mas a base que eu uso é aveia e as bananas mais maduras que você tiver, aquelas que você não quer mais comer.

Eu já fiz essa versão com quinoa, mas pode colocar tudo que é coisa que vir na sua mente, como castanhas, erva doce, pasta de amendoim, maçã, etc.

Fica maravilhoso! Por cima eu coloquei castanhas do pará cortadas na faca e lascas de coco cruas. Ficou bonito né? Eu particularmente amo bolos!



ree

Esse cockie é meu queridinho! Eu faço com aveia, banana bem madura e cacau. Fica ótimo de lanche e sacia muito! Sem falar que a aveia é super saudável e um biscoito feito em casa é muito melhor que um comprado cheio de gordura hidrogenada!






ree

Esse salgadinho é de grão de bico. A primeira vez que fiz deixei de molho e depois cozinhei na pressão e depois assei com temperos naturais. Ficou muito bom! E da vontade de comer tomando cerveja, kkkk.

Mas ele fica bom na hora, depois acaba ficando meio mole. Assim como aqueles chips de batata doce e inhame.

Na segunda vez que fiz facilitei o meu trabalho, só deixei de molho e depois pus para assar. Mas não fez diferença na crocância.

Mas acho que vale a pena fazer!




ree

Eu sei, a foto ficou feia. Mas o gosto ficou ótimo! E também vai no estilo "Low carb". É com couve flor cozida e triturada no mixer. Misturei com ovo e coloquei os outros ingredientes para fazer torta, que foi frango, tomate, cebola. Por cima o queijo.

Ficou ótimo!




ree

Macarrão de abobrinha foi meio moda uma época. Me lembro da minha prima dizer "macarrão é macarrão!" irritada porque macarrão é feito de farinha de trigo e não de vegetais. Entendo a revolta, não gosto de me sentir enganada também, como quando chamam "brigadeiro" aqueles doces feitos com banana verde ou algo assim. Sem levar a mal esses doces super saudáveis, mas brigadeiro é de leite condensado e ponto final!

Bem, chega de revolta. Essa massa eu cortei na faca e deu o maior trabalho, mas realmente não quis investir num cortador específico para fazer macarrão de vegetais (mais quinquilharia na cozinha). Além disso fui avisada de que não deveria usar as sementes pois faria muito líquido na "massa". Mas o resultado final foi feliz. Fiz com molho de queijo e ficou ótimo!



ree

Essa é minha única imagem não autoral. Foi em honra do abacatão que é capa desse artigo, pois guacamole é uma receita que faço a muito tempo!

Mas fiz esse ano, em todo o caso.

Eis uma espécie de maionese de abacate. Eu gosto muito e é super saudável por ser uma fonte natural de gordura monoinsaturada! Faz bem pro corpo. É um prato típico mexicano e é diferente por ser comido salgado, já que nós brasileiros temos por hábito comê-lo com açúcar. Eu particularmente prefiro comer assim.


E aí? Gostou das #receitas do ano? Faz e me conta!


 
 
 

Comments


bottom of page