Os tipos de bagunça
- suzanameajuda
- 24 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

Uma preocupação normal para quem gosta de ser organizado é de manter a casa sempre impecável. Até já vi colegas de profissão dizendo: “só com a casa limpa e arrumada fico em paz”.
O que eu penso a respeito disso é que o preço está muito alto para mantermos nossa paz. A paz deve ser mantida independente do que esteja acontecendo.
E é claro que, como profissional de #organização, entendo que a organização e limpeza da #casa trazem mesmo tranquilidade na nossa vida! Mas também não podemos nos tornar reféns disso.
Com frequência visito casas que moram crianças pequenas. Vejo que é muito complicado para os pais manter tudo em ordem, pois as crianças continuam sendo crianças e gostam de tirar brinquedos e objetos do lugar para se divertir! Não tem como tudo permanecer no lugar sempre! Então gostaria aqui de fazer uma distinção entre os dois tipos de #bagunça.
Existe a bagunça crônica!

Essa é a que me proponho a resolver com meus clientes. A bagunça crônica é aquela que você dedica tempo para arrumar e nunca volta a ordem. Como um guarda roupa que está sempre lotado. Você reorganiza, refaz as pilhas, mas num estante está do mesmo jeito. A papelada que você separa em diferentes tipos de categoria e pastas e subpastas. Passado um tempo você não sabe onde estão os malditos documentos!
Isso é a bagunça crônica! Na verdade você nunca organizou de verdade! Passado um dia todo de arrumação e ao final você conclui que apenas trocou coisa de lugar e nada mudou!
Aqui vai meu método de organização: descarte! Primeiro você se desfaz dos excessos e tudo aquilo que não te faz feliz! Ufa!
Depois de sacolas de lixo ou de doação, agora sim é hora de colocar tudo em ordem de uma vez por todas! Você vai precisar deixar tudo o que tem visível! Para não mais ter roupas ou itens esquecidos nos cantinhos escuros!
Mas...
Existe a bagunça diária!

Essa você terá que conviver! Como diz a celebre frase da designer Ida Feldman: “Enquanto você estiver vivo, vai ter louça.”
Vai ter louça para lavar e você vai não vai ter tempo para ela, pois precisa sair correndo para o trabalho e quando chegar de noite em casa vai se deparar com ela te esperando. Quando escolher a roupa para sair e deixar algumas na cama, elas vão ficar lá esperando ser dobradas e recolocadas no guarda roupa.
Quando você tiver que botar roupas para lavar sexta-feira de noite talvez sua família lhe chame para assistir um filme no sofá e comer pipocas, aí você vai se sentir convocado/a à ceder ao invés de trabalhar.
A questão é que quando você decidir colocar ordem na sua casa e na sua vida DE UMA VEZ POR TODAS, UTILIZANDO O MÉTODO CERTO, quando for limpar pra valer ou organizar o que ficou fora do lugar, não precisará mais gastar tanto tempo para isso, apenas uns minutos, pois o trabalho grosso já foi feito e a bagunça crônica já foi superada.
Afinal, a vida é assim, e talvez seja mais gostosa quando sabemos conviver com certa baguncinha.
Mas se a coisa estiver feia e tirando sua paz, não hesite em me chamar!
Comentarios