top of page

Mudança de residência: a organização das organizações

  • Foto do escritor: suzanameajuda
    suzanameajuda
  • 6 de jan. de 2019
  • 3 min de leitura

ree


Mudar-se de casa é uma situação de várias facetas. Em todas elas estar organizado faz bem. Como consultora em #organização, pessoa que já se mudou ou como quem acompanha mudanças posso falar sobre isso.


Organização na casa que você ESTÁ:

Mesmo você sabendo para onde quer ir, muitas vezes depende da venda da casa em que mora atualmente. Então não ignore a organização da sua casa atual.

Quando um possível comprador vai ver sua casa, ele vai ter que fazer um esforço mental de imaginar as próprias coisas na sua casa. Mas porque dificultar a vida dele com objetos espalhados por toda a casa e móveis em terrível estado? Não são poucas as histórias que ouço de pessoas que foram procurar casas e ao se deparar com a sujeira e bagunça do lugar acabaram desistindo. Pois é difícil pensar que a casa ficará bonita e limpa mesmo depois que os atuais moradores saírem. Então facilite sua vida nesse sentido!

Apresente para o possível comprador uma casa limpa e organizada, tenho certeza que facilitará sua venda. Pense em me chamar caso tenha essa dificuldade.

Organizar antes de ir

Mais motivos para organizar a casa que você ainda mora não faltam! Você precisa estar feliz vivendo o momento presente! Isso significa que a casa organizada, com tudo em seu lugar é a chave para começar a se sentir melhor e ir se imaginando na casa futura.

É preciso descartar aqueles itens que não tem mais haver com seu estilo de vida.

Isso é uma questão LOGÍSTICA também. Ora, porque gastar tempo empacotando itens que você não quer mais? Porque gastar mais com transporte de coisas que não deveriam ir para sua nova casa?

Inclusive a questão do tamanho da casa tem haver com isso. Se vai para uma casa menor, é obrigatório o descarte de itens, a doação de itens, a doação de móveis, e etc.

Alguns acham que precisam de uma casa maior para guardar mais coisas. Talvez você precise simplesmente de menos coisas.

Se estiver triste com reduzir itens, ou reduzir o espaço em que vivem, mas deixo aqui as vantagens:

  • Uma casa menor é mais fácil de limpar;

  • Uma casa menor tem menos ajustes e gastos;

  • Menos itens são mais fáceis de administrar;

  • Menos itens tornam o espaço, mesmo pequeno, um lugar amplo

Está vendo?


Organização durante o transporte:

Você já adquiriu sua nova casa.

Pode contratar uma empresa que embale todos os seus pertences. Mas muitos, se não a maioria das pessoas, ainda tem a função de empacotar todos os itens da casa para mandar a transportadora buscar.

Mais um motivo para você já ter feito um descarte massivo anteriormente!

Na hora de empacotar eu sugiro que você faça isso por CATEGORIAS. Sim, assim será muito mais lógico na sua mente. Primeiro você embala as roupas, e deixa algumas apenas de fora que você precise usar até o dia da mudança.

Depois você empacota os livros, o que é muito fácil, basta tirá-los da estante e guarda-los nas caixas. Em seguida a papelada. Depois chegamos na parte mais complicada: itens diversos. Aqui você vai fazer por subcategorias, exemplo: Material de escritório; Panelas; louças; ferramentas; etc.

Por último os itens de valor sentimental.

Não esqueça de ter material para etiquetar as caixas logo após colocar na embalagem, para não esquecer o que era após fechado.


ree


Chegando na casa nova:

Aqui é outro momento de logística.

Nada de deixar caixas de itens na frente dos móveis que devem passar por dentro da casa nova. Em geral, as empresas transportadoras já entendem dessa lógica, mas é sempre bom lembrar. Terão de passar primeiro os móveis que irão para os cômodos mais distantes da casa e por fim os mais próximos da porta de entrada. Os itens não podem ficar na passagem.

Receba uma visita técnica da transportadora. Eu mesma achava que não teria móveis para desmontar e montar. Mas quando vi, o sofá se dividia em dois e a mesa da sala também deveria ser aberta.

Então vale a pena receber o profissional em casa para que ele possa prever a necessidade de material de desmonte.

Por fim, chegou nossa vez de novo!

Hora de desembalar os itens encaixotados e colocar nos devidos lugares!

Nessa hora voltamos para o esquema das CATEGORIAS. Você vai ver que as etiquetas são de extrema necessidade nesse momento.

Teremos de PROCURAR, sim isso mesmo, procurar as categorias e seguir aquela ordem: roupas, livros, papelada, itens diversos, itens de valor sentimental.

Porque nossa tendência é sair abrindo caixas e procurando lugar para cada item que temos em mãos!

O CAOS!


ree


Nada melhor do que você pegar TODAS as roupas e leva-las direto ao guarda roupa.

Finalizado guarda roupa pegar TODOS os livros e coloca-los direto na estante do escritório e separar os livros de cabeceira.

Assim por diante. Itens de cozinha na cozinha. Lavanderia na lavanderia. Perdemos menos tempo, nos estressamos menos.

Ainda sim, a #mudança é um dos períodos mais complicados em termos de bagunça. Precisamos nos organizar para organizar.

Realmente é um período que recomendo pedir minha ajuda!

Atendo em Porto Alegre e regiões.

 
 
 

留言


bottom of page