Limpeza da casa e da alma
- suzanameajuda
- 25 de jul. de 2018
- 3 min de leitura

Acredito que a #limpeza da #casa seja quase como limpar a #alma! Enquanto limpo e organizo parece que meus pensamentos voltam a ordem e eu finalmente poderei me concentrar em qualquer outra atividade quando finalizado o serviço. Claro que a limpeza e organização da casa serão um processo INFINITAMENTE MAIS FÁCIL APÓS TERMINADA A #ORGANIZAÇÃO QUE PROPONHO COM O MEU SERVIÇO, disso tenho absoluta certeza!
Não escrevo isso para criar um POP (procedimento operacional padrão) da limpeza da casa. Mas caso você seja uma pessoa que não tem certeza do modo como tem limpado, tenho algumas sugestões. Até porque eu aprendi certas coisas dessas academicamente (fiz Nutrição e Curso de Boas Práticas) e com a vida mesmo fui aprendendo.
Sempre começo o dia de limpeza com um bom café da manha.
Isso não tem haver com a limpeza diretamente, claro! Mas tem haver com ânimo, alegria, disposição.
Então depois do meu café arrumo a cama. A primeira tarefa do dia. Assim que terminamos de arrumar a cama temos um novo sentimento: VITÓRIA. Assim vamos acumulando pequenas vitórias e tarefas realizadas ao longo do dia. Isso vai nos motivando a realizar mais tarefas. Isso é comprovado. Caso não acredite em mim leia esse livro:
Após a cama, recolho roupas de dormir e outras que ficaram para lavar e vou deixando a máquina de lavar roupa trabalhando enquanto eu vou dando seguimento ao resto.
A cozinha é o próximo passo antes da limpeza propriamente dita. Lavo louça e seco caso tenha alguma na pia e já deixo ela guardada. Na limpeza da pia usamos sabão e esponja para desinfetar e tirar qualquer resíduo. Então eu removo a água com o rodo de pia. Por fim borrifo álcool para diminuir mais a quantidade de bactérias. Isso pode parecer exagero, mas não é. Tudo na nossa casa tem bactérias. Porém a cozinha é onde preparamos nossos alimentos e por isso deve estar limpa para não ingerirmos essas bactérias junto com o que comemos. Palavra de #nutri, vai por mim.

Começar pela cozinha não é por mania, é por uma razão clara: enquanto estamos fazendo a limpeza, tirando pó, o ideal é que a louça e utensílios de cozinha já estejam guardados para não haver contato deles com a sujeira!
Hora de limpar a maior superfície da casa: o piso! Eu tenho aspirador de pó e acho a “mão na roda”! Assim tiro o pó e a sujeira sem levantar poeira. Mas se você não tiver, é tranquilo recolher com uma vassoura com um pano nas cerdas para vir “puxando” a sujeira ao invés de empurrar. Ou também existe para vender aquela vassoura com cerdas de pano, as “bruxas”. Também não levantam poeira.

Depois uso a água com cloro. A água sanitária. Para você não ter desperdício de produto ou criar um gás tóxico dentro da sua casa use a proporção de 15ml (colher de sopa) de água sanitária para cada 1L de água. Não misture sabão nessa preparação! Isso é tóxico!
Pode usar a “bruxa” ou aquela vassoura com a esponja na ponta (encontrei por mop abrasivo). Ligo o ventilador para evaporar mais rápido, até porque meu piso é laminado e não pode ficar úmido (exceto o da cozinha, área de serviço e banheiro que são pisos frios e brancos).
Bom, felizmente estamos chegando ao fim. Na hora de limpar superfícies no geral, tirar o pó, também faço de uma maneira que não espalhe poeira (sou alérgica) e ao mesmo tempo desinfete, que é com o álcool e um pano que em seguida vai para lavar.
O que achou? Esse post ajudou você? Espero que sim! Conta como você faz a sua limpeza!
Comments