7 regras básicas de organização
- suzanameajuda
- 27 de dez. de 2018
- 3 min de leitura

Esse post nasceu de uma live do Instagram com o mesmo título. Prometi que faria e aí está.
Para qualquer um que queira se organizar, e acho que é algo especialmente legal de se considerar no fim de ano para começar 2019 com a casa em ordem, aí está o básico do sucesso de sua arrumação:
1ª regra básica de organização: Convide a si mesmo a organizar
Eu tenho vontade de organizar a bagunça dos outros quando vejo, admito. Mas não posso fazer isso. E talvez as pessoas saibam que precisam se organizar, sabem que viveriam bem melhor com tudo em ordem, mas falta coragem, falta ânimo.
Então a primeira regra é se motivar a organizar. Isso é algo pessoal, não posso fazer pelo cliente.
O método nunca falha. A única coisa que faz a casa do meu cliente não terminar realmente organizada é isso, a falta de motivação que faz ele desistir no caminho e perder tudo que foi conquistado.
Comece e não pare! Você não vai se arrepender! Sua casa vai ficar organizada para sempre e sua vida vai mudar!
2ª Imagine seu estilo de vida ideal
Esse segunda regra é o combustível para a primeira, ou seja, se você tem uma “casa ideal” em mente acaba tendo animo de prosseguir com a arrumação dela.
A maioria dos meus clientes é muito vago quando pergunto o que imaginam como sua casa ideal. A maioria responde que quer uma #casa #organizada e com tudo no lugar. Bem, isso é óbvio. Mas o melhor é ir mais além, de maneira palpável. Veja os exemplos:
Minha cliente gostava de costura e outros trabalhos manuais, então visualizar uma peça da casa com seu futuro atelier ao invés de depósito de itens não utilizados foi parte da sua casa ideal.
Outro cliente antes de se mudar organizava e separava itens para a doação já imaginando como tudo ficaria na casa nova, que teria menos espaço, mas deveria ser um lugar muito especial.
A nossa casa tem que representar quem somos hoje, não quem fomos no passado, então o que tem dentro dela e a forma como está disposto tem que representar nossa identidade e estilo de vida ideal. Assim começamos nossa maratona de organização e vamos até o fim.
Essas coisas não são detalhes.
3ª Descarte
Praticamente todas as minhas publicações, todas as minhas palestras, vídeos e postagens falam sobre essa regra. O descarte é fundamental. E entenda: você NUNCA SERÁ ORGANIZADO SE NÃO DESCARTAR, NUNCA.
Isso deve soar como uma provocação, mas não é, é apenas uma verdade. Você só consegue espaço, visualizar o que tem, ter um local que condiga com quem você é, um espaço ideal, arejado, ventilado, iluminado e cheio de paz (sim, tudo isso), quando você retirar os excessos. As roupas que já lhe couberam mas não são mais sua numeração. As coisas que você não usa a anos. As lembranças de pessoas que você nem se dá mais. Itens quebrados, sujos e velhos. Enfim, tudo o que está tirando o precioso espaço do que realmente merece estar com você deve ser DESCARTADO. Você deve MANTER itens que te trazem alegria tão somente.
Isso de descartar pode ser dificultoso, mas eu ajudo.
4ª Organizar por categoria e não localização
Aqui está um dos segredinhos da ordem. Você não vai organizar o quarto, o banheiro, a sala e assim por diante. Não.
Dessa vez vai fazer certo.
Vai descartar por categoria!
5ª Seguir a ordem correta de categorias
Nessa ordem: roupas, livros, papelada, itens diversos e itens de valor sentimental.
6ª Tornar tudo visível
Se você vê tudo que tem consegue cuidar de tudo. Se você não vê, aquilo cai no esquecimento e começa a ficar mal cuidado. Visualizar itens é inclusive uma forma de manter seus bens em bom estado e com maior tempo de vida útil.
Para isso recomendo a posição vertical de roupas, livros e qualquer outro tipo de item, veja os exemplos nas fotos.



7ª Perguntar se traz alegria
Em todo o processo. Essa roupa me traz alegria? Essa cafeteira me traz alegria? Tudo na sua casa deve ser checado se “traz alegria”. E isso não demora, é o critério perfeito para saber se o item merece ou não morar na sua casa. E você pega o ritmo de selecionar. Depois pergunte se a disposição das coisas e a casa como um todo transmite #alegria.
Comments